Você está em: Início Novidades

Candidata aprovada em concurso público revela como conquistou a tão desejada vaga

18/04/2016

Ex-aluna de curso preparatório a distância conta como foi a experiência e como conseguiu uma boa colocação na prova

Estabilidade, benefícios e salários acima da média são os principais motivos que levam milhares de pessoas a sonhar com cargos públicos. Porém, como é de conhecimento geral, para ingressar na carreira pública é preciso prestar concursos e se destacar para conseguir a vaga.

Muitas vezes, a vitória não acontece na primeira prova que o candidato realiza, como foi o caso de Renata Minora. Formada em Publicidade e com pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas, a jovem de 29 anos começou a estudar para concursos em 2013 a fim de conquistar uma vaga na Caixa Econômica Federal, em 2014.

Não conseguindo nesta primeira tentativa, Renata continuou persistindo. Diante da frustração, ela buscou mais informações sobre o universo dos concursos e decidiu que em 2015 o seu tempo seria dedicado apenas aos estudos.

A decisão carregava um grande sonho por trás. “Optei pela carreira pública para tentar conquistar o que até então não fazia parte da minha realidade, como a estabilidade e uma boa remuneração”, afirma.

O esforço valeu a pena. Renata Minoro conquistou o 13º lugar na prova para o cargo de Atendente de Reintegração Socioeducativo (ATRS), da carreira Socioeducativa do Distrito Federal.

Assim que o edital foi enfim divulgado, Renata assinou as videoaulas do Gran Cursos Online, que podiam ser acessadas de qualquer lugar com internet e apresentavam matérias específicas. Por causa desta modalidade de curso preparatório, ela conseguiu otimizar o tempo de locomoção e economizar com alimentação, mantendo os estudos das 8h às 21h.

Além das leituras e dos resumos, que costumam prevalecer na rotina da maioria dos estudantes, Renata confessa que adotou outras estratégias para memorizar os conteúdos. Os mapas mentais não deram muito certo para a candidata, mas, em compensação, as videoaulas surtiram efeito.

Depois de assisti-las, ela ainda revisava a matéria e fazia exercícios. Imprimir as atividades para refazê-las todas as semanas também contribuiu para o seu sucesso.

Para o diretor do Gran Cursos Online, Rodrigo Calado, cada candidato deve encontrar a melhor maneira de estudar. Enquanto algumas pessoas são mais visuais, outras preferem ouvir ou interagir com a informação de alguma forma.

“Há diversas formas de conseguir sucesso em concursos, sendo que algumas são universais e servem para a maior parte dos candidatos, como manter uma rotina de estudos e força de vontade”, afirma. Confira mais dicas para passar em um concurso público:

Objetivo

Foque todos os seus esforços na prova que realizará, mesmo que isto signifique diminuir as horas de lazer e descanso.

Lembre-se de que quanto mais dedicado estiver aos estudos, mais chances terá de conseguir uma boa pontuação no exame.

Compreensão

 

Converse com a sua família e amigos próximos sobre a fase que está passando. É importante que as pessoas com quem você convive entendam o seu momento, pois a vitória será uma conquista conjunta.

Atualidades

Apenas trancar-se no quarto para estudar diversos conteúdos da apostila não funciona. O candidato também deve estar atento a tudo o que acontece no país e no mundo, pois conhecimentos atuais são solicitados nos mais variados exames.

Se não puder ler os jornais diariamente, aproveite a noite para assistir a pelo menos um telejornal e dar uma conferida nos principais fatos do dia na internet. Acontecimentos políticos, conflitos e questões ambientais podem ser citados na prova ou como tema de redação.

Investimento

Já que é para se dedicar e conquistar algo que almeja, vale a pena comprar o melhor material do mercado. Ter várias apostilas e livros em casas pode não ser suficiente se o conteúdo deles for fraco. Por isso, pesquise quais escolas e editoras realmente levam conhecimento aos estudantes.

Sem pressa

Estudar bastante é importante, mas isto não significa que o ideal seja ler dezenas de páginas por dia. O ritmo deve ser constante e não necessariamente rápido. O que vale é absorver o conteúdo que está estudando e não apenas ler sem fazer qualquer análise crítica. Para evitar correria, organize-se desde o começo para ter tempo de estudar tudo com tranquilidade.

Companhia

Diversos conteúdos só são entendidos quando estamos sozinhos. Por outro lado, é interessante ter alguns colegas ou professores com quem contar na hora das dúvidas. Portanto, se puder, organize um grupo de até três pessoas para resolver e discutir exercícios, mas tenha em mente que a conversa banal deve ser deixada para outro momento.

Aproveite o dia

Não é preciso passar as noites em claro para garantir uma vaga em um concurso público. Aliás, o descanso é imprescindível para que a mente processe as informações. Por isso, aproveite o dia  para estudar, enquanto está mais desperto e atento e tire a noite para ficar com a família, assistir à televisão ou simplesmente descansar.

Fonte :Jornal Dia Dia

Ver todas as novidades