Você está em: Início Novidades

Concurso da Anvisa deve ser divulgado antes de outubro

04/07/2016

Com déficit de pessoal e um elevado número de aposentadorias previstas, o concurso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz-se necessário o quanto antes, e também por servir para substituir terceirizados que atuam no lugar de servidores, o que é irregular. Recentemente, o presidente da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (Aner), Thiago Botelho, salientou esse ponto.
 
“Os novos profissionais que entrarem ainda terão de passar por cursos de formação, treinamentos. Ou seja, até eles ingressarem de fato na agência, levará tempo, enquanto isso, a carência se torna maior”, salientou o sindicalista, acrescentando também a estimativa de mil aposentadorias na agência nos próximos três anos, e que seria preciso pelo menos 150 servidores para suprir o déficit. 
 
A seleção pública, entretanto, trará 78 vagas iniciais para a carreira de técnico administrativo. A exigência é somente nível médio completo, para remuneração de R$6.147,52 ao mês, incluindo os R$458 de auxílio-alimentação. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, e o regime de admissão, o estatutário (garantia de estabilidade no emprego). O edital tem até 18 de outubro para ser publicado, e a organizadora está sendo definida.Todas as vagas serão destinadas a Brasília, sede da Anvisa. Todavia, são grandes as chances de as provas serem marcadas em todas - ou quase todas - as capitais, como ocorre na maioria dos concursos de órgãos da União e como foi no último certame da autarquia, de 2013. Os candidatos daquele ano foram submetidos a provas objetivas e discursivas. 
 
As primeiras compreenderam questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Quantitativo, Direito Constitucional e Administrativo, Ética, Regulação, Administração Pública, Vigilância Sanitária e Saúde Pública, além de Conhecimentos Específicos, na disciplina Noções de Administração. Já nas segundas, os concurseiros tiveram de responder a uma questão de Regulação e Administração Pública, Vigilância Sanitária e Saúde Pública. A Cetro Concursos foi a organizadora.

Fonte: Folha Dirigida

Ver todas as novidades