Você está em: Início Novidades

Qual o "momento" de fazer concurso público na área da saúde?

19/07/2016

Qual o "momento" de fazer concurso público na área da saúde? 

Pensando com meus botões e avaliando o cenário que vivo, vejo e percebo, como docente de concursos públicos na área da saúde, conclui que não há um momento certo para nada - nem para iniciar e nem para parar de estudar. 

Parece uma conclusão radical? Sim, é! De que são feitos os momentos...de escolhas. Sendo assim, utilizamos nosso livre arbítrio e por este motivo os momentos serão diferentes para cada um .... Somos seres ímpares inseridos em uma sociedade cheia de diversidades, determinantes e condicionantes. 

Eis a questão, será mesmo que sabemos fazer as escolhas certas para que os momentos aconteçam? 

Quando falamos de "concursos versus momento certo", precisamos saber se o "nosso momento" é certo. Como assim? Se é o concurso que desejo, se é o nicho que quero habitar até a minha aposentadoria, se eu estou disposto a abdicar de algumas rotinas e se estou pronto para conhecer disciplinas que não foram contempladas na graduação pelo fato de não serem da área da saúde. 

Atualmente somos conduzidos por tudo e todos...a mídia, a moda, a direita, a esquerda, família, amigos. Em consequência não criamos o nosso momento e sim aquele almejado por todos. 

E como mudar isso? Como construir momentos? Como saber o momento certo de construir "momentos"? 

Use a tão famosa " inteligência emocional " -  pense no que é melhor para ti, desde que não prejudique ninguém. Aja com razão sem deixar de lado as emoções mais sublimes. 

Pesquise, leia, avalie, pergunte: qual o cargo público que eu me encaixo? Qual a rotina que eu gostaria de ter? Não faça essa escolha baseada apenas em ambição financeira ou por ser apenas mais uma oportunidade de adentrar na carreira pública. 

E então, o momento certo chega? Talvez..., mas não pare de seguir em frente! Comece seus estudos, e pondere: eu consigo planejar este novo caminho sozinho ou preciso de ajuda profissional? Não é vergonha admitirmos que temos fraquezas - basta lembrar que ninguém nasceu sabendo. Procure sim: um mentor, um Coach, um amigo, um curso. 

Momentos são recortes do tempo em que achamos algo marcante: uma música, uma pessoa, um livro, uma paisagem, um texto, uma decisão...

Então: siga em frente, mas não corra! 

Respire fundo, projete, reflita e lembre-se: o conjunto dos momentos é o que chamamos de VIDA, logo não pare de construir momentos e se precisar, peça ajuda! 

 

E para os Concurseiros de plantão: O MOMENTO É AGORA E O DIA É HOJE - não espere o cenário estar perfeito, pois nunca estará - cada pessoa tem " seu próprio cenário perfeito e ele muda várias vezes no decorrer da vida..."

 

Por Natale Souza 

Site: Ponto dos Concursos

 

Ver todas as novidades