Você está em: Início Novidades

RECEITA FEDERAL: CONCURSO TEM MOVIMENTAÇÕES E PODERÁ SER AUTORIZADO! SALÁRIO DE R$16MIL

24/11/2015

Acredite. O cenário ruim da economia pode fazer com que seja divulgado o concurso da Receita Federal. Isso porque, a admissão de novos servidores no órgão traz um potencial de melhoria nos índices de arrecadação. A Receita solicitou ao Ministério do Planejamento a autorização do concurso para 5 mil vagas, sendo 2 mil de auditor-fiscal e 3 mil para analista-tributário. E no último dia 20, sexta-feira, o site protocolo integrado, do MPOG, trouxe uma boa notícia para os concurseiros que almejam uma vaga no setor tributário. O processo de autorização foi reaberto na Coordenação-Geral do Setor de Desenvolvimento Econômico e Produtivo.

Além de ser movimentado no dia 20, o processo já havia tido duas movimentações na última semana: uma na Coordenação-Geral do Setor de Desenvolvimento Econômico e Produtivo I, onde teve seu nível geral alterado para restrito. Uma sinalização positiva, pois todos os concursos já autorizados este ano seguiram a mesma movimentação; e a outra foi na quarta, dia 14, onde houve abertura do processo no gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas. Com as constantes movimentações, é bem provável que dentro de poucos dias ou semanas contemos com a autorização do concurso, um dos mais cobiçados pelos concurseiros.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já se mostrou preocupado no que diz respeito aos níveis de recolhimento dos tributos federais. Não há concurso para analista tributário da Receita federal há anos, e existe grande evasão de servidores que ingressam em órgãos de fiscalização estaduais. E uma peculiaridade do cargo de analista é que muitos dos que são aprovados no concurso para auditor da Receita são provenientes da carreira. Alguns dos 272 nomeados no último dia 3 para o cargo de auditor, no âmbito do concurso do ano passado, eram analistas-tributários e contribuirão para aumentar os claros na carreira.

Para ingresso nos cargos de Analista e Auditor Tributário é necessário o nível superior completo em qualquer área. O salário, já incluso o auxílio-alimentação é de 9.629,42 para analista e de R$ 16.116,64 para auditor.

A defasagem no órgão chega a 9 mil servidores, e segundo a presidente do sindicato da categoria, Sílvia Felismino, o ideal seria o preenchimento de 1.800 vagas por ano, nos próximos anos.

Fonte: Notícia dos concursos

Ver todas as novidades